Conhecendo a célula Ep.06

Confira o Ep.06 dessa série.

A Célula de Desenho foi uma das novidades do ano de 2019, que teve como criador e ainda atual articulador, o bolsista Alex Menezes, estudante de Design Digital. A Célula de Desenho contou sempre com um público bastante fiel, chegando a criar um laço bastante forte dentro de um grupo.

Nós visitamos a Célula de Desenho no dia 23 de Outubro e o tema do dia foi Desenho de modelo vivo. Antes de tudo, vamos saber um pouco mais sobre o assunto:

Desenho de modelo vivo

Desenho de modelo vivo é o exercício do desenho de uma figura humana na presença de um modelo nas suas várias formas e posições. A prática da representação do corpo humano através da observação direta de um modelo humano permanece como um dos componentes básicos da formação arstística contemporânea.

O desenho de modelo pode ser realizado de uma forma rápida e simples ou lenta e detalhada. Quando se fala sobre técnica, têm sido utilizado diversos materiais e instrumentos de desenho, como lápis, carvão, aquarela e etc, quase sempre sobre papel.
Fonte: http://www.stroudlifedrawing.com/history.html

Quebra-gelo: Gartic no quadro.

Gartic já é bastate conhecido, mas muita gente cria suas adaptações. Na célula de desenho todo mundo adorou o quebra-gelo. Os participantes foram divididos em duas equipes e eles escolheram como tema "Filme/Séries". Cada participante ia no quadro e desenhava para sua equipe o filme ou série escolhido pela equipe oposta. Foi muito divertido!

Essa atividade tem o intuito de deixar os participantes mais relaxados e sociáveis para que o aprendizado seja mais divertido.

Hora de praticar

O articulador da Célula convidou a aluna Isabela, de Sistemas de Informação, para ser modelo. A ideia era que, inicialmente, a modelo fizesse posições básicas, de 5 minutos, para que os articuladores pudessem fazer desenhos rápidos e simples.

Depois de vários desenhos rápidos, a modelo ficou durante 20 minutos em uma única posição, para um desenho mais detalhado.

A célula de Desenho tem como participantes grandes artistas e ainda promete muito mais. O integrantes também gostam muito de ir pra Célula, e pra comprovar, fizemos várias perguntas aos participantes, para saber o que eles estão achando da célula, de sua metodologia e seu articulador.
A primeira pergunta foi:
Qual a importância da Célula para você?
"Pra mim, é mais a questão das pessoas que estão, o conteúdo é importante, mas as pessoas que estão lá são muito mais... Pra mim a importância da célula de desenho é a capacidade de juntar pessoas diferentes num mesmo objetivo.", disse Arley, aluno do curso de Design Digital.

"A célula de desenho é onde eu posso me reunir com pessoas pra compartilhar e aprender mais sobre o meu hobbie preferido, que é desenhar. É ótimo pra praticar e ainda ganha horas complementares kkkk. Tenho ido em todos os encontros e planejo continuar indo, além disso o ministrante é 10/10 e entende do que tá falando." Acrescentou Eduarda, também do curso de Design Digital.

O que você tem a dizer sobre o trabalho do articulador?
"Um trabalho excelente, o Alex é muito gentil e sempre aceita as dicas e sugestões que o pessoal dá. Realmente muito aberto e muito amorzinho. A célula mudou a abordagem do primeiro pro segundo semestre e eu achei isso muito importante. O público é, em suma, o mesmo, porém ele deve ser conquistado a cada dia e acredito que ele tem isso em mente por sempre trazer coisas novas." disse a participante Mirela, de Design Digital.

"O Alex deixa o ambiente divertido, consegue trazer um conteúdo muito bom e ainda por cima é acolhedor. No começo quando eu tinha vergonha e dizia que não sabia fazer nada ele me incentivou a participar e até me deu do material dele pra usar durante a célula, ele é um exemplo de anfitrião." conta Caio, do curso de Engenharia de Software.

O que você achou do último encontro, sobre desenho de modelo vivo?
"Eu adorei, foi um dos melhores pra mim, porque eu tenho costume de treinar desenhar modelos apenas por foto que vejo na internet e fazer isso ao vivo foi muito enriquecedor, principalmente porque eu pude pôr em prática tudo que eu aprendi até então nos meus estudos e nos encontros passados." afirmou Eduarda.

Dá pra ver o quanto essa galera gosta da Célula né?

E o Conhecendo a Célula termina aqui, mas esse ainda não é o último. Fiquem atentos às novidades! E pra quem gostou da Célula de Desenho, acontece toda Quarta-Feira, das 10:00 às 12:00, na sala 4 do bloco 4.

E não esqueça: para mais notícias e novidades como essa, é só ficar ligado no nosso site www.pacceqx.com.br e acompanhar nosso Instagram @pacceufcqx.

Até a próxima!

Fotos por: Lucas Rodrigues | Bolsista PACCE.